Eu, seu guia Sepp Koepf                      



 

Sepp Koepfnasci no dia 13 de Fevereiro de 1956 em Schwangau/Baviera, ao pé do castelo de Neuschwanstein, onde eu tambem cresci. Em 1971, comecei um estágio como engenheiro eletricista que conclui em 1974 com um diploma. Depois de um ano trabalhando como eletrotécnico, fui chamado para o exército. Depois de 15 meses de serviço militar obrigatório, que passei na escola deportivo da “Bundeswehr”, graças aos meus sucessos esportivos em asa delta e hóquei de gelo, fui liberado.

Em dezembro de 1977, parti com 3 amigos para uma viagem à América do Sul. De Genoa saimos com um navio para Montevidéu. A partir desse local, viajamos com o nosso VW camionete  durante 6 meses pelo Uruguai, Argentina, Chile, Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

De volta para casa na Alemanha, ganhei um contrato como jogador de hóquei na segunda divisão. Até maio de 1982, foi jogador profissional de hóquei, quando fui agarrado pelo grande espírito de aventura. Com um bom amigo comecei um passeio de bicicleta para a Ásia. Em 14 meses pasamos pelos países: Áustria, Itália, Croácia, Sérvia, Grécia, Turquia, Paquistão, Índia, Nepal, Cingapura, Malásia e Tailândia e  Filipinas.  

De volta à Alemanha, passei a ganhar a vida com um restaurante que eu tive com o meu irmão. Nós trabalhávamos durante os meses de verão e no inverno nós viajávamos. No geral, eu fiz cerca de 30 viagens para a América do Sul e Ásia entre 1977 a 2000, escalando montanhas, realizando expedições nas florestas e aprendendo sobre culturas e etnias dos outros países.  

Em 1992, fundei a empresa Jobek com meu irmão, em que  eu era o responsável pela gestão de produto. Tanto profissional como particularmente, viajei muito neste período. Vietnã, China, Tibet, Filipinas, Paquistão, Emirados e, é claro, Brasil, onde estabelecemos uma filial em 1997.
Passei um bom tempo com negócios na Itália. Logo aprendi o idioma e passei a conhecer com grande alegria a cozinha italiana e a cultura.

Em 2002, fiz viagens para Papua Ocidental, América Central e Nepal. Em 2002 e 2004 atravessei a América Central e viajei para a África, escalando o Kilimanjaro e do Monte Meru.
Com minha esposa e minha filha de 15 anos, mudei em outubro de 2004 para Fortaleza / Brasil. Aqui, dirigi até 2010, a produção da empresa Jobek
do Brasil.

Em junho de 2006, liderei uma equipe de filmagem alemã no Parque Indígena do Xingu, no Brasil, especificamente,na aldeia da etnia Kalapalo. Desde 2006 até hoje, organizei e acompanhei inúmeras expedições com equipes de filmagem e turistas para esta área.

Com minha esposa e minha filha, mudei-me para a Alemanha em 2010/2011. Mesmo durante os anos que vivi no Brasil, passava o verão na Europa, passando a maior parte do tempo na Alemanha. Nessa oscilação entre o Novo - Velho Mundo achei cada vez mais propício apresentar as diferenças entre eles a outras pessoas.

Assim nasceu a ideia de, nos meses do verão europeu, realizar excursões privadas, guiadas, para clientes brasileiros na Europa e, nos meses de inverno europeu,  realizar  as excursões guiadas, privadas, para os europeus no Brasil e na América do Sul. Claro, eu usei a experiência que eu recolhi nas inúmeras viagens que fiz para  Europa e América do Sul, onde aprendi os idiomas: Espanhol, Inglês, Italiano e Português que falo hoje, além de minha língua mãe, alemão.